20/11/2018
Se você sempre teve vontade de programar em PHP, mas nunca soube por onde começar, saiba que não está sozinho. Embora seja possível encontrar praticamente qualquer tipo de conteúdo na internet, muitas vezes os aspirantes a programadores ficam um pouco perdidos com tanta informação e não conseguem encontrar um ponto de partida para a sua empreitada.
Por onde começar?
Antes de começar a codificar uma página, é importante configurar o seu computador com os aplicativos necessários. Normalmente, quando um programador vai realizar alguma alteração em um site, o trabalho é feito primeiro em uma cópia local dos endereços para só então ser enviado para o servidor. Dessa forma, não há o risco de o portal ficar fora do ar devido a alguma falha durante a manutenção.
Para ter essa cópia local funcionando corretamente no seu computador, é preciso instalar e configurar ferramentas como o Apache, PHP e MySQL. Assim, você consegue simular um ambiente de servidor na máquina e abrir a página no navegador mesmo sem estar conectado à internet.
A parte de configuração das ferramentas citadas é de extrema importância, pois garante a exibição correta do conteúdo programado. Para quem nunca realizou a tarefa de instalação dos aplicativos, ter um guia mostrando todos os passos por perto é uma ótima ideia.
Se você digitar no Google os termos “instalar apache php mysql windows”, certamente vai encontrar diversos fóruns e tutoriais mostrando todo o processo de forma detalhada. Além disso, existem alguns pacotes que facilitam bastante a tarefa de instalação, pois oferecem todos os recursos necessários para rodar sua página localmente em uma só aplicação. Confira abaixo algumas dessas ferramentas.
XAMPP
EasyPHP
PHP Triad
WampServer
Escolhendo um bom editor
Outra ferramenta indispensável para um programador é o editor ou IDE utilizado na hora de mexer no código. Uma ferramenta não precisa ter dezenas de funcionalidades para ser boa, executando as funções básicas de forma satisfatória pode ser o suficiente.
Cada programador possui a sua ferramenta preferida. Tenha em mente que funcionalidades como autocompletar e destaque de sintaxe não são obrigatórias, mas ajudam muito na hora de programar, principalmente se você está começando e não lembra muito bem os comandos de cabeça. Boas opções de editor para PHP (e outras linguagens também) são:
PHP Editor
PHP Anywhere
Bluefish
Eclipse PDT
Notepad++
Agora sim, programar!
Se você decidiu criar um site em PHP, mas não tem ideia de como começar a programar, uma boa ideia é entender melhor alguns conceitos de programação, saber bem como funciona a linguagem PHP e procurar alguns tutoriais bem básicos na internet.
Deixe um comentário